ITC do Brasil - Tudo para sua criacao

  • SUPORTE AO CLIENTE

    Seg. a Sex. das 8h as 18h.
    Exceto feriados.

REFRATÔMETRO PORTÁTIL P/ COLOSTRO - BRIX

<< Voltar

Referência: 26309-9500002

Produto disponível

REFRATÔMETRO PORTÁTIL P/ COLOSTRO - BRIX

A utilização de ferramentas que possibilitem a avaliação do colostro e da colostragem do animal, podem auxiliar na gestão da criação dos bezerros, bem como refletir na melhor produtividade futura do rebanho.  Outra maneira de medir a qualidade do colostro, é através do refratômetro de brix. A porcentagem de brix é uma medida da concentração de sacarose em líquidos como suco de frutas, melaço e vinho. Quando utilizado em líquidos que não contém sacarose, há uma alta correlação entre a porcentagem de brix e o teor de sólidos totais do líquido. A porcentagem de brix pode ser correlacionada com a concentração de IgG do colostro e o valor limite que indica que o colostro é de alta qualidade (> 50 mg de Ig/mL) é 21% de brix.
ESTE APARELHO É USADO PARA MEDIR A QUALIDADE DO COLOSTRO, E APOS A INGESTAO DELE PELO BEZERRO CONSEGUE-SE MEDIR PELO SANGUE A QUANTIDADE QUE O BEZERRO ABSORVEU.
Após a ordenha da vaca recém-parida, retire uma amostra do colostro já homogeneizado utilizando um recipiente limpo. O refratômetro deve ser calibrado antes de cada uso com água destilada, conforme a recomendação do fabricante. Coloque uma gota do colostro sobre o prisma e realize a leitura. O valor a ser considerado como limite é de 21,0% de Brix. Assim, o colostro que apresentar leitura inferior a 21% de brix não deve ser fornecido aos bezerros com menos de 12h de vida.
O passo seguinte a colostragem é avaliação da transferência de imunidade passiva no sangue dos animais, que pode ser feito utilizando o MESMO refratômetro de brix.
Pesquisas recentes demonstraram que o mesmo refratômetro utilizado para medir a qualidade do colostro, pode ser utilizado para medir a proteína sérica no sangue dos animais. A calibração deve ser feita com água destilada, conforme a recomendação do fabricante. O procedimento com a amostra de sangue é o mesmo utilizado no refratômetro de proteínas séricas. Uma gota do soro deve ser colocada no prisma para a avaliação, porém o valor que indica adequada transferência de imunidade passiva é 8,4% de brix. A maior vantagem na utilização deste método é que um único aparelho pode ser utilizado na propriedade tanto para avaliar a qualidade do colostro quanto para monitorar a transferência de imunidade passiva.

Cor disponível:
R$ 897,00
  • Compartilhe!

Produtos Relacionados