Imã Ruminal
O imã ruminal é usado para profilaxia eficaz de doenças de corpos estranhos.
A alimentação de ruminantes é bem complexa, principalmente quando se trata de animais de alta performance, muitas vezes a alimentação é fornecida no cocho, com ração, silagem e aditivos, onde muitas vezes ocorre a mistura homogênea dentro de carretas alimentadoras, que podem soltar algum pedaço de metal e/ou parafusos. Bem como quando alimentados a pasto, podem ingerir acidentalmente algum pedaço de implemento, arame, prego ou qualquer outro tipo de metal.
Dentro muitos cuidados preventivos, para evitar a ingestão desse tipo de produto, também é recomendável o manejo corretivo, como a introdução oral de um Dispositivo Ruminal (imã ruminal) com capa plástica, normalmente inserido com o uso de um aplicador.
A função do Dispositivo Ruminal, uma ferramenta de uso veterinário, tem como intuito diminuir incidência de ferimentos e infecções causadas por objetos metalizados perfurantes ingeridos pelos bovinos. Sabemos que esses corpos estranhos representam um grande risco para o gado, porque não são seletivos ao comer: eles entram no retículo onde podem penetrar na parede do estômago devido às contrações do retículo necessárias para misturar e transporte adicional dos alimentos, e essa perfuração pode causar Retículo Peritonite/Pericardite Traumática.
O imã tem como objetivo diminuir também intervenções cirúrgicas emergenciais e/ou até perda de animais.
O ímã no compartimento de plástico deve ser inserido em todos os bovinos saudáveis ??no momento correto para prevenção. Seu magnetismo é suficiente para coletar corpos estranhos e retê-los no espaço da gaiola. A administração precoce de um ímã a uma vaca com suspeita de corpo estranho pode levar à recuperação do animal em dois a três dias.